quinta-feira, 13 de março de 2008

Ciclo de vida

O ciclo de vida da Drosophila depende das condições ambientais, no entanto, o tempo médio de vida das fêmeas é de 26 dias e de 33 dias para os machos. Deste modo, o ciclo divide-se em sete fases distintas: ovo, embrião, 1º, 2ª e 3ª fases larvar, pupa e estado adulto.
24 horas após a fertilização, eclode a primeira forma larvar que, ao fim de um dia, muda de cutícula e se transforma numa larva de segunda fase. Decorrido mais um dia a larva muda novamente de cutícula e transforma-se numa larva de terceira fase que aumenta de tamanho ao longo de 3 dias.

Cerca de 5 dias após a fertilização, a larva deixa de se alimentar e começa a ficar imóvel, formando uma espécie de casulo onde sofre um conjunto de alterações designadas de pupação. Após este período eclode uma nova fase larvar: a pupa.
Dentro da pupa a larva sofre uma metamorfose durante a qual ocorre a degradação dos tecidos larvares e a proliferação dos discos imaginais. (Os discos imaginais são grupos de células que irão originar as estruturas do adulto).
Aproximadamente 10 dias após a fertilização, uma mosca adulta emerge do interior da pupa,
atingindo a maturidade sexual ao fim de 12 horas.

Sem comentários: