quinta-feira, 13 de março de 2008

Protocolo de cruzamentos


O protocolo de cruzamentos genéticos deve ter em conta alguns cuidados básicos dos quais se destacam a utilização de linhas puras e de fêmeas virgens e a realização de cruzamentos parentais recíprocos:
Os indivíduos a cruzar devem ser provenientes de linhas puras, isto é de stocks onde todos os indivíduos são iguais para uma determinada característica, por exemplo olhos brancos, e quando cruzados entre si originam sempre esse fenótipo.
As fêmeas utilizadas no cruzamento inicial (cruzamento parental, P) devem estar virgens, isto é, ainda não terem atingido a maturidade sexual, pois caso contrário correr-se-ia o risco de terem sido fecundadas pelos machos do seu stock de proveniência; para ultrapassar este problema os frascos de stock são completamente esvaziados de insectos adultos e ao fim de 6 horas observam-se os indivíduos que entretanto eclodiram da pupa, sendo as fêmeas separadas para um novo tubo até serem cruzadas. Como os machos e as fêmeas apenas atingem a maturidade sexual decorridas 12 horas de eclosão da pupa, as fêmeas assim isoladas estarão certamente virgens.
Devem efectuar-se cruzamentos parentais recíprocos de forma a identificar logo na F1 (primeira geração filial) se algum gene estiver localizado num cromossoma sexual. Assim, se na geração parental forem cruzados machos de olhos brancos com fêmeas de corpo amarelo deve-se efectuar em paralelo um cruzamento parental recíproco de machos de corpo amarelo com fêmeas de olhos brancos.
O protocolo de cruzamentos tem de ter em conta a duração do ciclo de vida (12 dias) para evitar que as diversas gerações se misturem. Assim, depois de permanecerem 7 dias no tubo de cruzamento, os indivíduos adultos são transferidos para outro tubo, ou eliminados, para que não se cruzem com os seus descendentes, que nessa altura ainda estão na fase de ovo, larva ou pupa.





Primeiro dia:
Realizar o cruzamento parental

Sétimo dia:
Remover os progenitores do frasco (transferi-los para um novo frasco)

Décimo-quarto dia:
Observar o fenótipo da descendência F1, contar e distinguir os sexos.
Cruzar os individuos da F1 (F1 X F1) num novo frasco.

Vigésimo-primeiro dia:
Remover os adultos da F1 do frasco.

Vigésimo-oitavo dia:
Observar o fenótipo da descendência F2. contar e distinguir o sexo.

Retirar conclusões.

Sem comentários: